Embalagens da Tetra Pak abrigam biblioteca temporária

RIGAAlunos e professores da Universidade Técnica de Riga (RTU), na Letónia, criaram uma estrutura de madeira revestida com embalagens assépticas de cartão da Tetra Pak para abrigar uma biblioteca temporária que funciona também como espaço para troca de livros.

A “Story Tower”, assim foi chamada, foi projectada e executada por estudantes de arquitectura de Cesis, uma pequena cidade ao norte da Letónia, a 90 km de Riga. Os estudantes modelaram a estrutura como uma lâmpada gigante de madeira, criando um espaço onde as pessoas se podem abrigar e encontrar algo para ler.

As estantes de livros estão integradas nos níveis mais baixos das paredes, a uma altura de fácil acesso para os visitantes.
Os alunos passaram duas semanas a projectar esta biblioteca em miniatura que foi construída ao longo de três dias e meio, utilizando materiais recicláveis.

A estrutura e a base foram construídas com madeira de origem local, enquanto as embalagens assépticas da Tetra Pak foram cortadas, dobradas e montadas para criar telhas resistentes à chuva.

Os estudantes ligaram um total de 2.250 telhas que foram posteriormente levadas para o local de instalação da estrutura, na praça central de Cesis. A mini-biblioteca permanecerá activa até à reabertura da biblioteca central da cidade.

Veja aqui o álbum de imagens de construção da “Story Tower”.

Fonte: Dezeen Magazine