Eucalipto

Eucalipto é a designação vulgar das várias espécies vegetais do género Eucalyptus. São, em termos gerais, árvores e, em alguns raros casos, arbustos, nativos da Oceânia, onde constituem, de longe o género dominante da flora.

O eucalipto inclui mais de 700 espécies, quase todas originárias da Austrália, existindo apenas um pequeno número de espécies próprias dos territórios vizinhos da Nova Guiné e Indonésia, e mais uma espécie (a mais setentrional) no sul das Filipinas.

O eucalipto chegou a Portugal há pouco menos de 200 anos. Aqui encontrou um bom clima, com condições propícias para crescer. É, actualmente, a terceira das espécies florestais dominantes em Portugal ocupando a sexta parte da área total da floresta portuguesa. Em primeiro lugar, aparecem o pinheiro bravo e o sobreiro. Em Portugal a espécie dominante é o Eucalipto Globulus.

Eucalipto é uma das espécies de árvores utilizadas na produção de papel. As árvores utilizadas para fabricar as embalagens de cartão da Tetra Pak provêm essencialmente da Suécia, da Finlândia, da Rússia e dos países bálticos, do Brasil e dos Estados Unidos. Sessenta por cento do papel utilizado pela Tetra Pak é proveniente de fornecedores europeus instalados na Escandinávia que utilizam como matéria-prima a madeira de abetos, pinheiros e bétulas.