O consumo de produtos lácteos, como leite, queijos ou iogurte pelo menos uma vez por dia foi associado a um melhor desempenho nas funções mentais, incluindo memória verbal, memória visual-espacial, organização e raciocínio abstracto, comparado com aqueles que consumiam produtos lácteos com menor frequência, através de um estudo realizado por investigadores da Universidade do Sul da Austrália e da Universidade americana de Maine.
O consumo menos frequente de produtos lácteos foi associado a sintomas significativamente mais depressivos, maior prevalência de doenças cardiovasculares e pressão sanguínea alta.
Os autores deste estudo afirmam ainda que, “os alimentos lácteos contêm uma série de importantes nutrientes, como o cálcio, as proteínas do soro do leite, vitamina D, magnésio e fósforo” e “existem evidências de que esses nutrientes podem ser importantes no controlo do peso, na redução de gordura, no controle da pressão sanguínea e da diabetes”.
Os investigadores fizeram a revisão de pesquisas anteriores e identificaram oito outros estudos reportando associações entre o consumo de alimentos lácteos e a função mental. Eles notaram que os estudos mostram, de forma consistente, que consumos maiores de leite e produtos lácteos estão associados com uma melhor função cognitiva geral.
Fonte: ANILACT















