Beber três copos de leite por dia pode diminuir até 18% o risco de doenças cardiovasculares, revela um estudo da Universidade de Wageningen, na Holanda, citado pelo site brasileiro Estadão.
O estudo, conduzido por Sabita Soedamah-Muthu, investigadora do Departamento de Nutrição da Universidade de Wageningen que contou com o apoio de pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, partiu da análise de cinco mil trabalhos europeus, americanos e japoneses, durante um ano e meio e concluiu que o leite é realmente benéfico para a saúde do coração.
“Verificámos que os estudos apresentam resultados muito contraditórios sobre a relação do consumo de leite com a saúde. Alguns concluem que existe uma relação benéfica, outros defendem os seus efeitos nefastos na saúde e há ainda estudos que não detectam nenhuma influência”, afirmou Sabita Soedamah-Muthu.
Ao combinar várias pesquisas já realizadas, a investigadora concluiu que beber um copo de leite por dia reduz em 6% o risco de doenças cardiovasculares.
“Conseguimos demonstrar os efeitos positivos de beber até três copos por dia na saúde, já que diminui até 18% o risco de desenvolver problemas no coração”, acrescentou.
Sabita Soedamah-Muthu referiu ainda que não foi encontrada nenhuma relação entre o consumo de leite desnatado e o aumento do risco de doenças cardiovasculares ou a probabilidade de surgir complicações patológicas como o infarto do miocárdio.
















