Leite previne o cancro e ajuda a emagrecer

O leite é um alimento que não fortalece apenas os ossos. Segundo um estudo apresentado no Seminário Leite – Um Alimento para todos, realizado em Espanha, é possível reduzir em 34% a incidência do cancro do cólon, graças ao consumo de cálcio, vitamina D, ácidos gordos essenciais e de outros nutrientes que constituem o leite.

De acordo com o site espanhol Noticias Medicas, o estudo, apresentado por Sergio Calsamiglia, professor catedrático da Universidade Autónoma de Barcelona, concluiu ainda que, sem desprezar o seu valor calórico, o leite ajuda a emagrecer graças aos seus péptidos bioactivos.

Existem vários tipos de péptidos bioactivos que apresentam diferentes funções no organismo, influenciando os sistemas digestivo, imunológico, cardíaco e nervoso central.

Os seus possíveis efeitos reguladores prendem-se com a mobilidade do tracto gastrointestinal, estímulo da secreção da insulina em função da concentração de glucose, captação de nutrientes, como o cálcio, e transporte de outros minerais no tubo digestivo.

Por isso, beber um copo de leite antes da refeição é deveras saciante e promove uma menor ingestão de comida, ajudando, assim, a manter o peso.

“O homem bebe leite desde a infância pela simples razão de ser um animal racional: o mesmo motivo que o leva também a falar, a sorrir e a ser capaz de cozinhar os seus alimentos”, acrescenta Calsamiglia.

O professor defende ainda que o consumo de leite baixa a pressão arterial, diminuindo o risco de acidente cardiovascular, e que não existe relação entre o consumo de leite e o aumento da prevalência da asma.

Por isso, Calsamiglia aconselha a acabar com os mitos: “Mitos e falsidades contra o consumo de leite, baseados em argumentos com uma elevada carga de demagogia e com pouca base científica, têm contribuído para menosprezar o valor nutritivo deste alimento fundamental na alimentação. Argumentos estes que na Inglaterra foram responsáveis pela redução do consumo de lácteos na ordem dos 40%”.